Petronect é certificada pelo Bureau Veritas em ESG

A Petronect, empresa coligada da Petrobras, que atua no mercado de tecnologia da informação para o setor de Óleo e Gás, e possui como sócias a Petrobras, Accenture e a SAP, acaba de receber certificação BV ESG 360 do Bureau Veritas. A empresa é a primeira do sistema Petrobras a receber o reconhecimento por suas ações e boas práticas em Responsabilidade Social, Meio Ambiente e Governança Corporativa (do acrônimo em inglês ESG - Environmental, Social and Governance).

Os critérios adotados pelo Bureau Veritas na certificação BV ESG 360 da Petronect estão alinhados com a ABNT PR 2030, que apresenta diretrizes e práticas recomendadas na gestão ESG para empresas brasileiras. Os especialistas do Bureau Veritas verificaram aspectos essenciais na gestão da Petronect, como ações e projetos em ecoeficiência, cadeia de suprimento, relações de trabalho e com a comunidade local. A empresa recebeu a classificação Engajado, indicando elevado nível de maturidade, com gestão e práticas participativas e alto envolvimento de stakeholders.

Para alcançar a certificação, a Petronect criou um Comitê ESG formado por 13 de seus colaboradores das áreas de Responsabilidade Social e Marketing, Administrativo, Relacionamento, Jurídico, Governança, Contratos e Recursos Humanos. Esse Comitê ficou responsável por mapear as ações e apresentar seus resultados ao Bureau Veritas para a correta análise pré-certificação.

A Petronect contou ainda com suporte da Âmbar Consultoria Ambiental Jr., empresa vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma das mais renomadas instituições de ensino superior do Brasil, para auxiliar a empresa na construção e inventário das ações de redução do impacto de suas operações ao meio ambiente.

“A certificação ESG é um símbolo para nossa história. Explicita o nosso compromisso empresarial com a comunidade e com o mundo. A Petronect evoluiu, nesses 20 anos, com práticas consistentes e aderentes aos pilares ESG. Vê-las materializadas com o BV ESG 360, para nós, é uma forma de unir os agentes da nossa cadeia de valor em torno de um ideal, impulsionando uma maneira de fazer negócios que consideramos mais condizente com os nossos tempos”, diz o presidente da Petronect, Marcelo de Carvalho Bonniard.

“A certificação BV ESG 360 avalia todos os níveis de escala sustentável da empresa, bem como a implementação da visão estratégica, com objetivos claros e metas bem definidas, para garantir maior transparência e confiança no mercado. Estamos muito felizes em fazer parte dessa jornada da Petronect, nossa parceira de longa data, e contribuir com a sua contínua evolução na agenda ESG”, afirma Andressa Lisboa, diretora de Certificação e Auditoria do Bureau Veritas.

Responsabilidade ambiental - Desde 2003, ao utilizar o Portal Petronect para atividades de compra, o principal cliente da Petronect, a Petrobras, poupou em média 1,1 t de papel. Isso significa que 17 mil árvores, 34 milhões de litros de água, 1,7 milhão KWH de energia e 701t de CO2 deixaram de ser consumidos no processo.

Em 2022, a empresa realizou primeiro inventário de gases de efeito estufa, conforme diretrizes do GHC Protocol e, como resultado ao Relatório de Neutralização de Gases de Efeito Estufa, plantará o equivalente a 286 árvores em parceria com o Projeto Arvoredo, para neutralizar o impacto causado por suas operações. Os detalhes do Relatório podem ser vistos na página da empresa, totalmente dedicada à sustentabilidade. *Número de 2022.

“O Reconect nasceu numa ação especial do Dia das Crianças, hoje a nossa frente ganhou novos ares, novos trabalhos, novos voluntários e, principalmente, novos beneficiados. Passamos a ser um programa de Responsabilidade Socioambiental porque entendemos nossa responsabilidade no mundo. O maior reconhecimento de que estamos no caminho certo veio com o Prêmio VoL em 2022. Fomos reconhecidos pela referência, o que nos incentiva a ir além”, finaliza o Diretor de Relacionamento e Marketing, Samuel Souza, líder na iniciativa de certificação ESG na empresa.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.